Elevadores
Por incrível que pareça, o princípio básico de funcionamento é o mesmo desde que a máquina foi inventada, 150 anos atrás: o elevador fica ligado a um contrapeso por meio de cabos e polias, movidas por um motor que torna possível o sobe-e-desce vertical. Com a evolução da tecnologia e desenvolvimento de novos materiais, os elevadores também evoluíram de uma forma muito interessante em relação aos elevadores passados, sendo criados e inseridos vários dispositivos de segurança, ascensoristas, maior conforto e velocidade
Todos os elevadores necessitam de sistema de elevação, seja um sistema hidráulico ou um motor elétrico que é a peça responsável por realizar o sobe-e-desce da cabine. Os elevadores mais modernos do mundo possuem motores bem potentes, que conseguem fazer as cabines se deslocarem em grande velocidade e elevado nível de segurança.
Exemplo de elevador convencional:
Etapa 1
Passo 4
Através desta ATPS iremos aplicar os conhecimentos desenvolvidos em sala de aula para representar as forças que atuam no elevador, nomeando as e as indicando em um diagrama de corpo livre Aula-tema: Leis de Newton.
Representar as forças que atuam no elevador, nomeando-as e as indicando em um diagrama de corpo livre (diagrama de forças).
ETAPA 2
Aula-tema: Força e Movimento.
Esta atividade é importante para que você aprenda a estimar as quantidades físicas (da área da mecânica) de maior relevância para o acionamento de elevadores.
Para realizá-la, devem ser seguidos os passos descritos.
Passo 1
Representar algebricamente as forças elencadas no Passo 4 da etapa anterior, utilizando a Segunda Lei de Newton, considerando que o elevador possui uma massa me; que este,