ELETRÔNICA
INTRODUÇÃO - A ESTRUTURA DO ÁTOMO
O átomo é formado basicamente por 3 tipos de partículas elementares: Elétrons, prótons e nêutrons. A carga do elétron é igual a do próton, porém de sinal contrário (1,6 x 10-19 C). Todos os materiais encontrados na natureza são formados por diferentes tipos de átomos, diferenciados entre si apenas pelo números de prótons, elétrons e nêutrons sendo todos de mesmo tamanho e com a mesma carga respectivamente.
Os elétrons giram em torno do núcleo distribuindo-se em diversas camadas, num total de até sete camadas. Em cada átomo, os elétrons que se encontram na região mais externa compõem o que denomina-se de CAMADA DE VALÊNCIA, e geralmente é ela que participa das reações químicas.
Quando o material é puro, ele possui átomos somente de um único tipo, é denominado de material INTRÍNSECO e quando o material não è puro e na sua composição possui átomos de vários tipos é denominado de material EXTRÍNSECO.
Todos materiais possuem uma infinidade de características, mas uma especial em eletrônica é seu comportamento com relação a passagem de corrente elétrica. Podemos considerar que existem três tipos principais: CONDUTORES, ISOLANTES e SEMICONDUTORES.
MATERIAIS CONDUTORES DE ELETRICIDADE
São materiais e ligas que oferecem baixa resistência à passagem de corrente elétrica. Normalmente possuem átomos com 1 a 3 elétrons de valência que estão fracamente ligados ao átomo, encontrando grande facilidade para abandonar seus átomos e se movimentarem livremente no interior dos materiais. O cobre, por exemplo, com somente um elétron na camada de valência tem facilidade de cedê-lo para ganhar estabilidade. O elétron cedido pode tornar-se um elétron livre.
MATERIAIS ISOLANTES DE ELETRICIDADE
São materiais e ligas que oferecem alta resistência à passagem de corrente elétrica. Normalmente possuem átomos com 5 a 8 elétrons de valência que estão rigidamente ligados aos seus átomos, sendo