Atps analise de investimentos 2
Pode-se dizer que, economicamente falando, o risco ocorre quando se existe a possibilidade de o valor restituído de uma aplicação não for o esperado, ou seja, é a incerteza de como será o retorno financeiro.
Algumas aplicações de renda fixa apresentam um fator de risco muito baixo, tais como caderneta de poupança, que trazem ao investidor, uma certeza de lucro, por menor que esse possa ser. Dando um exemplo prático sobre risco, imagine uma empresa que aplicará todo o seu capital, ou seja, todo o seu ativo, em dólar, tendo em vista que o mesmo teve uma alta considerável. Porém, devido a fatores econômicos, o mesmo sofreu uma queda, fazendo assim com que a empresa investidora não obtenha o lucro esperado. Volatilidadenada mais é, do que a forma de se medir as oscilações que podem levar ao risco. Sendo assim, quanto maior a volatilidade, maior o risco.
Os três tipos de volatilidade são: Histórica, Implícita e Real.
A Volatilidade Histórica é analisada através de referencias passadas, e para que se consiga um resultado final, são utilizados cálculos estatísticos (média e desvio padrão).
A Volatilidade Implícita, diferentemente da Volatilidade História que se baseia no passado, vai calcular a volatilidade atual de um ativo ou fundo de investimento, o que dará a perspectiva futura do mesmo. A Volatilidade Real (ou Futura) é a aquela que vai consumar o valor de um ativo futuramente.
Uma forma mais prática de calculo da volatilidade,como por exemplo, é uma ação com o preço de R$200,00 reais com