Atps Analise de Investimento 1 e 2
• Descrição da Disciplina
O mercado de investimentos atual, oferecem um leque de opções cabíveis para um administrador analisar dentre tantos possíveis oportunidades qual será a mais apropriada para a sua organização.
Dentre tantas opções, para um investimento, o que primeiro se pensa é em bancos devido seu destaque no mercado financeiro, pois dentro do mesmo tem-se varias opções de investimento. Sempre visando que todo o equilíbrio do mercado está inteiramente ligado aos valores das taxas de juros.
Nos mercados financeiros os que estão constantemente em evidências são:
Mercado Monetário; Mercado de Crédito; Mercado de Câmbio e Mercado de Capitais entre outros.
O Monetário é do tipo rápido, com juro básicos disponibilizando liquidez em curto prazo.
Os de Crédito unem operações de curto á médio prazo sempre focando no capital de giro das empresas.
Os de Câmbio trabalham com a conversão de moedas entre os países.
Enquanto o de Capitais engloba disponibilizando variações de financiamento visando os capitais de giro e fixo.
No Brasil as principais aplicações financeiras utilizadas são CDB, Caderneta de Poupança, Debêntures, Ações de Empresas, Fundos de Investimentos e Títulos Públicos. CDB; É um meio flexível com renda fixa sendo usado de taxa pré-fixada e pós-fixada. Caderneta de Poupança; É tradicional obtendo renda fixa onde sua rentabilidade depende exclusivamente da SELIC. Debêntures; são títulos emitidos pelas empresas privadas tendo em vista prazos longos de até cinco anos. Ações de Empresa; A Bovespa (Bolsa de Valores de São Paulo) entra como corretora para compra e venda de ações. Fundo de Investimentos; São investidores que se unem para obterem melhores condições de negociação. Títulos Públicos: São títulos disponibilizados pelo governo publico para financiamento da divida publica.
Renda Fixa; É um tipo de investimento onde o total aplicado não sofre alteração ou seja não há lucro e nem prejuízo.Dentro dela estão as aplicações