Eletrônica
Atividades Práticas Supervisionadas
Campinas, 2014.
1. Diodo
O diodo é um componente formado por dois cristais semicondutores de silício ou germânio. Durante a fabricação, os semicondutores recebem a mistura de outras substâncias, formando assim um cristal P e um outro N. O terminal P recebe o nome de anodo e o N recebe o nome de catodo. A Figura 1 representa o símbolo e aspecto deste componente:
Figura 1 - Diodo
O diodo só conduz corrente elétrica quando a tensão do anodo for maior que a do catodo, portanto eles podem funcionar como chave interruptora.
Os diodos podem apresentar subcategorias, tais como:
1.1 Diodos Retificadores
São projetados para trabalharem com altas correntes (1 A para cima). Possuem o encapsulamento de epóxi e são encontrados em fontes de alimentação, amplificadores de potência e outros circuitos de altas correntes. Alguns representantes desta categoria são: 1N4007 (de 1 A), 1N5404 (para 3 A) e os da série SKE. A Figura 1.1 representa alguns modelos de diodos retificadores.
A Figura 1.1 – diodos retificadores.
1.2 Diodos de Sinal
São projetados para funcionarem com baixas correntes (menos de 1 A). Possuem o encapsulamento de vidro, podem ser de silício ou germânio e os encontraremos nos circuitos chaveadores ou retificadores de baixa corrente.
Alguns representantes desta categoria são: 1N4148, 1N4151, BAW62 (silício), 1N60, AA119, OA90 (germânio). A Figura 1.2 representa alguns modelos de diodos de sinal.
A Figura 1.2 – Diodos de sinal
1.3 Diodos Zener
O diodo zener é um dispositivo que tem quase as mesmas características que um diodo normal. A diferença está na forma como ele se comporta quando está polarizado reversamente.
Para isto devemos aplicar tensão igual ou maior que a indicada no corpo dele. Quando um zener está conduzindo no sentido inverso, ele mantém a tensão constante nos seus terminais. Portanto ele pode ser usado como