Eletrônica
JOSEPH MOSES JURAN – O PAI DA QUALIDADE
Joseph Moses Juran foi um dos mestres da gestão da qualidade. Nascido em 24 de dezembro de 1904, na cidade de Braila, na Romênia, após 1904 Juran e sua família se mudaram para Gurahumora, uma vila que fazia parte do Império Austro-Húngaro. Em 1909, seu pai, Jakob, deixa a família para ir morar nos EUA e, depois, em 1912, Juran e o restante da família vai para Minnesota (EUA) encontrar Jakob.
A vida na América não começou muito fácil para Juran e sua família, mas Juran possuía uma capacidade excepcional e logo se destaca em sua turma escolar, principalmente nas matérias de física e matemática. Em 1920 Juran entra para a Universidade do Minnesota (ele foi o primeiro em sua família a cursar a universidade). Em 1924, se forma como Engenheiro Elétrico e vai trabalhar para a “Western Electric Company” onde inicia seu trabalho com qualidade. Juran ainda se tornaria doutor em direito e chegou a trabalhar como executivo industrial, administrador do governo, professor e consultor na área de qualidade.
Em 1926, é convidado a participar do Departamento de Inspeção Estatística da empresa no qual ficou responsável pela aplicação e disseminação das novas técnicas de controle estatístico de qualidade, possibilitando uma rápida ascensão na organização. Como chefe do departamento, publicou seu primeiro artigo sobre qualidade relacionada à engenharia mecânica em 1935.
Após a Segunda Guerra Mundial, Juran iniciou sua carreira como consultor, além de dedicar-se ao estudo da gestão da qualidade. Em 1951 publicou a primeira edição do famoso Manual do Controle da Qualidade (Quality Control Handbook), referência fundamental ainda hoje.
Em 1954, Juran vai ao Japão a convite da JUSE (Union of Japanese Science and Engineers) onde passa a lecionar em universidades japonesas e a ministrar palestras e cursos para os diretores das maiores empresas do Japão e passou a colaborar no esforço de