Parasitologia
Classe: Nematoda
Formas Parasitárias: adulto(macho: com curvatura) e fêmeas(retas: maior que o macho; ovos com casca lisa e transparente com larvas em seu interior
Ciclo: monóxeno
Os ovos estão depositados na região perianal contendo larvas; Ingestão de ovos contendo larvas. As larvas se maturam no intestino delgado; a forma adulta vai para o ceco e as fêmeas prenhas vão para a região perianal à noite e depositam os ovos 30-40dias após a infecção heteroinfecção: ingestão de ovos infectantes por outra pessoa; contato íntimo com indivíduos infectados, roupas de cama, inalação de ovos. trasmissão indireta: ingestão de alimentos contaminados/ovos eliminados pelo próprio hospedeiro.
Autoinfecção: contato com a região perianal e depois levar à boca.
Transmissão: fecal-oral/passivo-oral
Forma infectante: ovos infectantes.
Habitat: Intestino Grosso
Patogenia: Pode haver uma agressão mecânica pela fixação do parasita que faz erosão da mucosa, aumentando o peristaltismo e a secreção de muco, desencadeando uma reação assintomática com inflamação catarral ,diarréia, e emagrecimento, havendo diminuição da absorção de água. Pode haver uma migração pra região perianal, desencadeando purido e lesões/infecções oportunistas.Se migrarem para os pontos hemorrágicos, terá resposta inflamatória, irritação, insônia e nervosismo, além de hipersensibilidade anal, que faz a congestão da margem anal(pode atingir a vulva).
Assintomático: baixas infecções e Sintomático: prurido anal(perda de sono e nervosismo), TGI(náuseas, vômitos e dores abdominais); em mulheres atinge a vulva podendo causar vulvovaginite, excitação e erotismo.
Diagnóstico: Clínico(prurido perianal/ Laboratorial:Método de Grahan(fita adesiva colocada pela manhã sem higienização local, para visualizar os ovos).
Epidemiologia: ampla distribuição, clima temperado, comum em escola e creches, exclusivo dos humanos, ovos precisam de algumas horas para se tornarem infectantes,