Eletrônica, sobre diodos
È bem próprio dizer que o Diodo, é um semicondutor, é aquele componente que faz a distribuição de Corrente elétrica em um dispositivo , ele funciona de forma simultânea fazendo como se fosse uma circulação sanguínea no corpo humano, de maneira a respeitar o caminho de ida e de volta, quando o Diodo manda a sua informação em uma direção ela sempre seguirá um caminho e será impedida de retornar pelo mesmo, essa é a função básica de um Diodo, ele toma o cuidado de dosar a quantidade de cargas positivas e negativas quando acontece um pico de informações. Tecnicamente podemos dizer que um Diodo é: O que é exageradamente Positivo é também exageradamente Negativo
Díodos ou diodos são componentes elétricos pertencentes à família dos semicondutores. Os semicondutores são dispositivos fabricados à base de Silício (Si) ou de Germânio (Ge), constituídos pela junção de duas pastilhas de Silício ou de Germânio com impurezas de materiais diferentes, ficando uma delas com excesso de cargas positivas (semicondutor do tipo P) e a outra com excesso de cargas negativas (semicondutor do tipo N). Desta forma, ao ligar os dois materiais entre si – tipo P com tipo N -, obtém-se aquilo a que se chama uma junção PN ou díodo semicondutor.
Fontehttp://pt.shvoong.com/exact-sciences/engineering/2161606-que-s%C3%A3o-d%C3%ADodos/#ixzz2DM65hKqu
Antigamente os díodos eram válvulas (um componente com o aspecto de uma lâmpada). Quando hoje se fala em díodos estamos normalmente a referir-nos ao díodo semicondutor, que é completamente diferente, embora funcione da mesma maneira, sendo embora muito menor. O estudo do funcionamento do díodo não é muito simples, pois é preciso saber primeiro o que são semicondutores de tipo n e de tipo p e como funciona um componente com estes dois materiais unidos (junção pn). As figuras seguintes mostram o aspecto de dois tipos de díodo.
[pic] [pic] As suas dimensões são pequenas,