Eletrônica Digital
Curso Tecnologia em Sistemas Elétricos
Anderson Oliveira Bueno
Trabalho de Eletrônica Digital
São Paulo
2012
Circuitos Sequenciais
Em um circuito combinacional, a saída depende apenas de uma combinação das entradas, enquanto que em um circuito sequencial, a saída depende, além de uma combinação das entradas, de uma combinação das variáveis de estado do sistema, ou seja, de variáveis que identifiquem o estado em que o sistema se encontrava,
Bem, isso significa que, para obter-se o próximo estado do sistema (circuito sequencial), é necessário lembrar-se do estado atual (em outras palavras, o caminho que me leva à sala depende do lugar na casa onde estou). Significa que o sistema necessita possuir memorizar o estado atual para alcançar o estado seguinte. A lição disso é que o circuito sequencial necessita de elementos de memória.
Latch. A forma mais básica de implementar-se um circuito lógico de memória é conhecida como latch, que significa, em português, trinco, ferrolho. Sua arquitetura é composta de duas portas lógicas inversoras, possuindo duas saídas: a variável lógica Q e o seu complemento lógico. Note que, se você impõe nível lógico alto (1) em Q, seu complemento vai para o nível lógico baixo (0). Esse estado (Q = 0) permanecerá até que você imponha nível lógico baixo a Q. É ou não é um dispositivo de memória? Evidentemente, o latch só consegue armazenar um único bit. Se você precisar armazenar palavra de mais de um bit, você precisará de um latch para cada bit (por exemplo, uma palavra de 32 bits precisa de um dispositivo de memória de 32 latch´s para ser armazenada). Um latch, portanto, é um elemento básico de memória que opera sob níveis de sinal (isto é, ativo quando o sinal é 1 ou 0.
Latch-SR. Pode-se, também, construir um latch com outras portas lógicas