eletrostática
Relatório de Física 3
Prática 3
Eletrostática
Docente:
Profº Dr. Johnny Vilcarromero López
Discentes: Bruno César Viani
Vivaldo Neto
Eduardo Kenzo
Luis Felipe Fonseca
Ricardo Dias Giamondo
Setembro, 2011
1.Resumo
A referente pratica experimental visa entender os conceitos de eletrostática a partir do uso de instrumentos contidos no laboratório.
2.Objetivos
O objetivo da presente experiencia é entender os efeitos da eletrestatica. Para explorar o carregamento de objetos por atrito e por contato, indução eletrostática e blindagem eletrostática.
3.Introdução Teórica Eletrostática, ramo da física que estuda os campos elétricos associados a cargas elétricas em repouso. O estudo da eletricidade estática, em oposição ao estudo de cargas elétricas em movimento que geram corrente elétrica, é parte importante da teoria clássica do Eletromagnetismo e tem grande aplicação na indústria e desenvolvimento de tecnologia. Há dois tipos de carga elétrica, a positiva e a negativa, e ambas exercem força uma sobre a outra. Se as cargas estiverem em repouso, a força é chamada de força eletrostática. As cargas de mesma polaridade se repelem (uma carga positiva repele outra carga positiva e uma carga negativa repele outra carga negativa) e as cargas com polaridades invertidas se atraem (uma carga positiva atrai uma carga negativa).
Um exemplo comum do efeito eletrostático é a quantidade de poeira que se acumula sobre objetos plásticos, tais como aparelhos telefônicos e telas de TV. Sempre que há a presença de cargas eletrostáticas, notamos também um campo elétrico resultante; para quaisquer dois pontos desse campo elétrico, é possível determinar uma diferença de potencial elétrico. O potencial elétrico é medido em volts e representa a quantidade de energia que uma carga elétrica livre possui, ou sua capacidade de executar trabalho. Pode-se dizer que os