sedentarismo
O sedentarismo é definido como a falta ou a grande diminuição da atividade física. Na realidade, o conceito não é associado necessariamente à falta de uma atividade esportiva. Do ponto de vista da Medicina Moderna, o sedentário é o indivíduo que gasta poucas calorias por semana com atividades ocupacionais. Segundo um trabalho realizado com ex-alunos da Universidade de Harvard, o gasto calórico semanal define se o indivíduo é sedentário ou ativo. Para deixar de fazer parte do grupo dos sedentários o indivíduo precisa gastar no mínimo 2.200 calorias por semana em atividades físicas.
QUAL MALEFÍCIO DO SEDENTARISMO Problema no coração
Seu coração é a principal vítima do sedentarismo. “Doenças cardiovasculares, como as coronarianas, os acidentes vasculares cerebrais e a hipertensão arterial sistêmica, são os principais problemas de saúde que atingem a população sedentária”,
Diabetes:
A falta de exercício físico pode levar ao diabetes. O conjunto das consequências negativas (diabetes, obesidade, aumento de lipídeos e hipertensão) é chamado de síndrome metabólica. “O sedentarismo é um dos principais fatores que levam a esse quadro”. O problema se associa também a doenças degenerativas das articulações, síndromes demenciais, neoplasias (cânceres) e doenças psiquiátricas, como a depressão.
Obesidade
Além do sistema cardiovascular, a ausência de exercícios acarreta prejuízos a todo o metabolismo corporal, resultando em acúmulo de tecido gorduroso e perda de massa muscular, o que leva à obesidade.
No osso
O sistema esquelético também é atingido de forma significativa pelo sedentarismo. Sabe-se que a falta de exercício físico na infância e adolescência resulta em baixos índices de ganho de massa óssea, o que resulta num balanço negativo para toda a vida.
câncer
Grandes estudos populacionais, segundo o médico Jennings, demonstram que a atividade física é um fator protetor para mortalidade por doenças neoplásicas