Eletrostática
- Se houver equilíbrio de elétrons e prótons, então o corpo é eletricamente neutro;
- Se houver mais elétrons do que prótons, então o corpo está eletrizado negativamente;
- Se houver mais prótons do que elétrons, então o corpo está eletrizado positivamente.
O que é eletrostática?
A parte da física que estuda as cargas elétricas em repouso e corpos eletrizados é a eletrostática, enquanto a eletrodinâmica estuda o comportamento de tais cargas quando em movimento, que constituem uma corrente elétrica. A eletrostática analisa fenômenos interessantes muito evidentes na vida cotidiana, como eletrização e o princípio da atração e repulsão.
Eletrização
A eletrização ocorre quando há transferência de carga elétrica entre os corpos.
• Eletrização por atrito: descoberta por Tales de Mileto; dois corpos neutros feitos de materiais diferentes, ao atritarem-se entre si, adquirem cargas opostas.
• Eletrização por contato: ao aproximar-se de um corpo neutro um corpo eletrizado, o neutro se eletriza. Além disso, após a separação, ambos terão a mesma carga com mesmo sinal, equivalente à metade da carga original.
• Eletrização por indução: neste processo não há necessidade de contato. Aproxima-se um corpo eletrizado de um corpo neutro, ligado à terra, e o corpo neutro fica eletrizado com carga oposta à do corpo eletrizado.
• Eletrização por aquecimento e pressão: mais comuns em cristais; a eletrização é causada por aumento na temperatura e compressão.
Princípio da atração e repulsão
Em sua forma mais simples, este princípio experimental (ou seja, não se pode prová-lo, mas observamos que existe e é válido) assegura que: cargas de sinais diferentes se atraem e cargas de mesmo sinal se repelem.
Campo elétrico
Quando estudamos gravitação universal, aprendemos que todo corpo exerce uma força de atração em uma área chamada campo gravitacional — todos os corpos ao alcance do campo são atraídos pela força