Eletrostática (resumo)
A eletricidade (do grego elektron, que significa âmbar), didaticamente, é definida como o estudo dos fenômenos associados com as cargas elétricas estacionárias ou em movimentos. Há dois tipos de cargas elétricas: positivas e negativas. A eletricidade se origina da interação de certos tipos de partículas sub-atômicas. A partícula mais leve que leva carga elétrica é o elétron, que -- assim como a partícula de carga elétrica inversa à do elétron, o próton --, transporta a unidade fundamental de carga (1,6 x10 – 19 C). Cargas elétricas de valor menor são tidas como existentes em sub-partículas atômicas, como os quarks.
Os átomos, em circunstâncias normais, contêm elétrons, e, frequentemente, os que estão mais afastados do núcleo se desprendem com muita facilidade. Dessa maneira, um corpo fica carregado eletricamente graças à reordenação dos elétrons.
Corpo eletricamente neutro e corpo eletrizado
Um átomo normal tem quantidades iguais de carga elétrica positiva e negativa, portanto é eletricamente neutro. A quantidade de carga elétrica transportada por todos os elétrons do átomo, que, por convenção, é negativa, está equilibrada pela carga positiva localizada no núcleo. Se um corpo contiver um excesso de elétrons, ficará carregado negativamente. Ao contrário, com a ausência de elétrons, um corpo fica carregado positivamente, devido ao fato de que há mais cargas elétricas positivas no núcleo.
Princípios Fundamentais da Eletrostática
1. Princípio da atração e repulsão
Cargas elétricas de sinais iguais se repelem e de sinais contrários se atraem.
2. Princípio da conservação das cargas elétricas
Em um sistema eletricamente isolado a carga elétrica total permanece constante.
∑ Cargas antes da interação elétrica = ∑ Cargas depois da interação
Processos de eletrização
Podem ser de três tipos.
O corpo que perde elétrons fica eletrizado positivamente e aquele que ganha elétrons, eletriza-se negativamente.
Na eletrização por atrito