Eletroscopia
Eletroscopia – é o estudo dos fenômenos eletrostáticos através de aparelhos chamados eletroscópios (dispositivos capazes de verificar se um corpo está eletrizado).
Atualmente, a eletroscopia é aplicada em diversas áreas como na proteção contra campos elétricos externos, pesquisas científicas, fenômenos da radiação, entre outros
Os eletroscópios são conhecidos também como detectores eletrostáticos.
Os eletrosópios são instrumentos destinados a verificar a existência de carga elétrica em um determinado corpo, existem 2 tipos mais conhecidos: de folha e pêndulo.
Eletroscópio de Folha
O inventor do “Eletroscópio de Folhas” chamado de Francis Hauksbee , também conhecido como Francisco Hawksbee, foi um décimo oitavo século Inglês cientista, e um membro da Royal Society conhecido por seu trabalho sobre a eletricidade e eletrostáticas repulsas. Em 1705, Hauksbee tinha descoberto que se ele, colocando uma pequena quantidade de mercúrio no vidro de sua versão modificada do Otto von Guericke (é um gerador) e evacuar o ar a partir dele e, em seguida, causar um encargo a ser construída em cima da bola, um brilho era visível e que ele colocou a sua mão sobre a parte exterior da bola. Pareceu-me ser semelhante à St.Elmo´s Fire. Este efeito mais tarde se tornou a base da Neon iluminação e lâmpadas de vapor de mercúrio.
[pic]
Ilustração de sua invenção
[pic]
Eletroscópio mostrado na figura é do tipo folhas (o mais conhecido).Esse tipo de eletroscópio é formado por duas finas lâminas de ouro presas numa das extremidades de uma haste metálica, sendo que na outra extremidade dessa mesma haste é presa uma esfera de material condutor. Tal sistema é acondicionado dentro de uma ampola de vidro, suspenso e totalmente isolado.
Funcionamento
Quando se aproxima um corpo eletrizado da esfera condutora, as lâminas de ouro do eletroscópio se abrem, pois o corpo eletrizado induz na esfera condutora, cargas de sinal