Urupês
Bruna Luvizotto Figueiredo – 3006
PROCESSOS DE ELETRIZAÇÃO
Teófilo Otoni
Março - 2014
Eletrização
Consiste na transferência de cargas elétricas entre os corpos. Essa transferência pode ocorrer por três processos conhecidos: por atrito, por contato e por indução.
Eletrização por atrito: ocorre quando atritamos dois corpos de substâncias diferentes (ou não), inicialmente neutros, e haverá transferência de eletros de um corpo para o outro, de tal forma que um corpo fique eletrizado positivamente (cedeu elétrons), e outro corpo fique eletrizado negativamente (ganhou elétrons). A eletrização por atrito é mais forte quando é feita por corpos isolantes, pois os elétrons permanecem nas regiões atritadas.
Eletrização por contato: a eletrização por contato é um processo no qual um corpo eletrizado é colocado em contato com um corpo neutro, sendo que a carga do corpo eletrizado passa ao corpo neutro, ficando, os dois corpos, com a mesma quantidade de carga.
Eletrização por indução: a indução eletrostática é o fenômeno de separação das cargas elétricas de sinais contrários em um mesmo corpo. Portanto, esse tipo de eletrização pode ocorrer apenas pela aproximação entre um corpo eletrizado e um corpo neutro, sem que entre eles aconteça qualquer tipo de contato.
- Conectores ligados a terra:
Fio terra: em física, um Terra Elétrico é um ente idealizado, capaz de fornecer ou absorver a quantidade de carga elétrica (partículas carregadas) que se fizer(em) necessária(s) à situação sem, entretanto, alterar quaisquer de suas propriedades elétricas, mostrando-se sempre eletricamente neutro ao ambiente que o cerca.
Todo circuito elétrico bem projetado e executado deve ter um sistema de aterramento, sendo que este minimiza os efeitos destrutivos de descargas elétricas (e eletrostáticas) em equipamentos elétricos.
Eletroscopia
É o estudo dos fenômenos eletrostáticos através de aparelhos chamado