Urupês
Este trabalho pretende analisar a obra Urupês, de Monteiro Lobato que pertence a Escola Literária, Pré-modernismo, e explicar porque ela pode ser considerada Pré-modernista.
2. PRÉ-MODERNISMO
Ainda sob os ecos da Semana de Arte Moderna,teve inicio à Primeira Geração Modernista,de 1922. O Pré-modernismo teve inicio em 1902 com a publicação do livro Os Sertões de Euclides da Cunha e do livro Canaã de Graça aranha. Foi um período de transição e ruptura dos novos escritores com as mesmas porque ao mesmo tempo que se encontrava características inovadoras ligadas ao parnasianismo,começou a ser encontrada uma literatura mais engajada voltada para a realidade
Não foi um movimento, por isso deve ser descrito como uma fase,onde podemos encontrar variadas tendências e estilos literários, desde os poetas até os escritores preocupados com a literatura política ou propostas inovadoras.
Foi uma Ruptura com o passado e a realidade não oficial passou a ser o tema do período Pré-modernista.
Outra característica é o regionalismo,onde é tratado do sertão nordestino,o interior paulista,etc. Também vemos a questão de figuras marginalizadas pela elite.
Alguns autores são: Euclides da cunha, Lima Barreto,Monteiro Lobato,Graça Aranha e Augusto dos Anjos,este ultimo não é classificado apenas como pré-modernista,porque em sua obra apresenta coisas diferenciadas,mas para fins didáticos costuma ser estudado e é considerado um pré-modernista.
Monteiro Lobato,defensor de um estilo mais simples,prático e direto,sem elucubrações lingüísticas,chega até mesmo a aproveitar o andamento coloquial brasileiro dentro de uma narrativa o que o torna embrião de feitos vistos em obras importantes do primeiro tempo Modernista. Outro aspecto moderno é a construção de uma metaforização nova, em certos aspectos inusitados, se comparada ao padrão parnasianista,então em moda, mas mais comum no movimento que surgiria praticamente meia década depois desse livro