Eletronica
Podemos imaginar a corrente alternada como uma onda, que oscila sessenta vezes por segundo, onde a energia é transmitida através de pulsos; em oposição a corrente contínua usada por circuitos eletrônicos. O uso de corrente alternada reduz drasticamente a perda durante a transmissão a longas distâncias, o que torna ideal para uso na rede pública.
Aparelhos domésticos como ventiladores, geladeiras e aquecedores trabalham muito bem com corrente alternada, mas aparelhos eletrônicos em geral precisam que ela seja transformada em corrente contínua, o que nos leva a fonte de alimentação.
A função básica da fonte de alimentação é transformar a corrente alternada da rede elétrica em corrente contínua, filtrar e estabilizar a corrente e gerar a tensão necessária de acordo com as necessidades.
2 objetivos
Este trabalho tem por objetivo projetar uma fonte de tensão regulável de corrente contínua de saída 12 volts ~ 5 A
3 COMPONENTES
3.1 RESISTÊNCIA ELÉTRICA
O componente chamado de resistência é um elemento que possui uma determinada dificuldade para a passagem de corrente em um circuito elétrico.
O símbolo de resistência é (R) e a sua unidade de medida é o ohm simbolizado pela seguinte letra grega (Ω). A figura a seguir expõe o desenho esquemático utilizado para representar uma resistência elétrica:
Figura 2 – Representação da resistência elétrica imagem real.
Fonte:<osfundamentosdafisica.blogspot.com.br>
E para achar os valores de corrente e tensão na resistência basta utilizar a lei de ohm que define que a resistência é igual a tensão dividida pela corrente elétrica.
3.2 CAPACITOR
3.2.1 DEFINIÇÃO
O capacitor tem a propriedade semelhante à de uma bateria, porém o seu funcionamento é totalmente diferente. Ele permite armazenar cargas elétricas na forma de um campo eletrostático e mantê-la durante um pequeno período, mesmo que a alimentação elétrica for cortada. A principal função dos capacitores é retificar e estabilizar a corrente elétrica,