eletronica
Se contraído, o Ebola é uma das doenças mais mortais que existem. É um vírus altamente infeccioso que pode matar mais de 90% das pessoas que o contraem, causando pânico nas populações infectadas.
Sintomas
No início, os sintomas não são específicos, o que dificulta o diagnóstico. A doença é frequentemente caracterizada pelo início repentino de febre, fraqueza, dor muscular, dores de cabeça e inflamação na garganta. Isso é seguido por vômitos, diarreia, coceiras, deficiência nas funções hepáticas e renais e, em alguns casos, sangramento interno e externo.
Os sintomas podem aparecer de dois a 21 dias após a exposição ao vírus. Alguns pacientes podem ainda apresentar erupções cutâneas, olhos avermelhados, soluços, dores no peito e dificuldade para respirar e engolir.
Ebola – Minas Gerais
O risco do vírus Ebola se espalhar pelo Brasil é quase nulo, porém, apesar disso, as unidades de saúde de Minas Gerais estão de sobreaviso para identificar pessoas vindas da África com febre alta ou que desenvolvam esses e outros sintomas no intervalo de 21 dias. Quem desembarcar de Serra Leoa, Guiné, Libéria ou Nigéria, poderá ser isolado em hospitais de referência em infectologia no estado, até que o diagnóstico de ebola seja descartado. Nos últimos 15 dias, a secretaria de Saúde de Minas recebeu três notificações de pacientes que chegaram da África com febre. Porém, os três casos eram de malária em estágio avançado e não ebola. Dois dos pacientes morreram. Um deles esteve na África para visitar um amigo que trabalha no Togo e voltou com malária. Chegou a ser internado no CTI, mas morreu no dia 31 de julho. A outra paciente era natural de Gana, mas residia em BH. Ela foi a passeio na Nigéria e diagnosticada com malária, que a levou a morte no dia 4 de agosto. O terceiro caso é de um homem natural do Congo, mas que mora na capital. Ele foi à Africa para visitar familiares e se contaminou por malária. Ao apresentar febre alta, buscou tratamento no Hospital Odilon