eletronica
MEDICINA VETERINÁRIA
CLAUDIA PATRÍCIA TOLEDO GERALDI
RA 11411226
PISCICULTURA
JAGUARIÚNA 2014
INTRODUÇÃO
A célula é a unidade básica da vida. É a unidade estrutural e funcional de todos os seres vivos.
Os organismos multiplicam-se, reproduzem-se, sendo estes processos efetuados através das células. A forma de vida mais simples é capaz de produzir copias de si mesma, é a célula. As células foram descobertas em 1665 por Robert Hooke, ao examinar lâminas de cortiça num microscópio rudimentar. Hooke observou cavidades poliédricas, ás quais chamou células. Na prática observou paredes vegetais de células vegetais mortas.
As células são limitadas por uma membrana celular (citoplasmática) e no seu interior contem uma solução aquosa, o citoplasma. No citoplasma encontram-se dispersas numerosas estruturas designadas no seu conjunto por organelos.
As células podem ser dividas em dois grandes grupos, as células procarióticas e eucarióticas.
As células procarióticas não possuem núcleo, já as células eucarióticas apresentam núcleo.
As células procarióticas são relativamente simples (comparativamente as eucarióticas) e são as que se encontram nas bactérias e cianófitas. São organismos unicelulares constituídos por uma só célula.
As células eucarióticas podem ser encontradas em seres unicelulares e pluricelulares. São células complexas que se encontram nos animais, plantas e fungos.
2
Existem diferentes tipos de células. Estas apresentam diferenças estruturais e de função.
A estrutura principal classificar uma célula é o núcleo. Os animais, plantas e fungos, possuem todas as células com núcleo (eucarióticas),contudo existem diferenças evidentes nessas células.As bactérias possuem células simples sem núcleo (procarióticas).
Células-tronco