Eletronica
1 - Circuito e Análise de Funcionamento do Regulador Zener
O circuito da figura 1 representa uma fonte de alimentação com regulador zener. O regulador recebe a tensão de uma fonte simples (pode ser usado qualquer retificador, com filtro) e entrega, à carga RL, a tensão regulada.
Figura 1 - A fonte de tensão com regulador zener.
Observe que o zener encontra-se em paralelo com a carga. Por isso, se a tensão no zener (Vz) é fixa, a tensão na carga (Vcc) também será.
O resistor Rs deverá limitar a corrente do circuito, de modo que se possa alimentar a carga e o diodo zener com correntes suficientes para permitir a regulação da tensão de saída.
Deve-se também ter cuidado para que a corrente de zener não seja maior do que a corrente máxima que esse componente pode suportar (Izmáx).
Já estudamos a fonte com filtro e, portanto, já sabemos calcular a tensão sobre o capacitor de filtro do circuito da figura 1. Adotaremos uma outra sigla para esse parâmetro, a partir de agora, tendo em vista que Vcc é a sigla clássica para a tensão média na carga do circuito. Nos circuitos anteriores, o capacitor de filtro entrava em paralelo com a carga, o que não mais acontecerá em fontes reguladas. Assim, a tensão no capacitor de filtro passa a ser diferente da tensão média na carga.
Adotaremos, para o circuito da figura 1, as seguintes siglas:
Vcc’ - tensão média no capacitor de filtro;
Vcc - tensão média na carga;
Is’ - corrente que sai do nó onde encontra-se conectado o capacitor de filtro;
Icc - corrente média na carga;
Vz - tensão no diodo zener;
Iz - corrente no diodo zener;
Is - corrente no resistor limitador Rs;
VRs - tensão no resistor limitador Rs.
A figura 2 mostra os parâmetros descritos, com os sentidos das corrente e das quedas de tensão nos componentes do circuito. Lembre-se que no capacitor carregado (em regime permanente) a circulação de corrente é desprezível (tende a 0 A). Observe que, nesse circuito,
Is’ será igual a