Eletronica
ANALOGICA
BASICA
Compilado de várias apostilas do Senai/SC
Principais componentes s, simbologia e aspecto físico.
Corrente elétrica é o fluxo ordenado de elétrons que fluem por um determinado condutor
Tensão elétrica (Ddp) também conhecida como diferença de potencial, na prática significa a diferença entre a quantidade de cargas elétricas entre dois corpos. Essa diferença é medida em Volts, e suas subunidades são:
Kilovolts = KV
Milivolts = mv
Tensão contínua ou mais chamada de corrente contínua (CC ou, em inglês, DC - direct current), é o fluxo constante e ordenado de elétrons sempre em uma direção. Esse tipo de corrente é gerado por baterias, pilhas, dínamos, células solares e fontes de alimentação de várias tecnologias, que retificam a corrente alternada para produzir corrente contínua. Normalmente é utilizada para alimentar aparelhos eletrônicos (entre 1,2V e 24V) e os circuitos digitais de equipamento de informática (computadores, modems, hubs, etc.). Este tipo de circuito possui um pólo negativo e outro positivo (é polarizado),
Tensão Alternada ou chamada de corrente alternada denomina CA, difere da tensão contínua porque troca de polaridade constantemente. Provocando nos circuitos um fluxo de corrente ora em um sentido, ora em outro. Uma fonte de tensão alternada alterna a polaridade constantemente com o tempo.
Os diversos tipos de tensão em CA podem ser distinguidos através de quatro características:
1)Formas de onda.
2 ) Ciclo. É uma variação completa da forma de onda. O ciclo é, em resumo, uma parte da forma de onda que se repete sucessivamente.
3 ) Período é a designação empregada para definir o tempo necessário para que se realize um ciclo completo de uma corrente alternada , é representado pela notação T e sua unidade de medida é o segundos(S).
4 ) Freqüência.é número de ciclos de uma corrente alternada que ocorrem em 1 segundo. É indicado pela letra f e sua unidade é o Hertz (Hz).
Geralmente a tensão CA é dada quase sempre