eletronica
Introdução
Em cursos anteriores, Circuitos Elétricos em CC e CA, estudamos circuitos elétricos. Circuitos elétricos são constituídos de componentes passivos conectados entre por fios. Em um circuito eletrônico de alguma forma o fluxo de corrente pode ser controlado por outro dispositivo, chamado de ativo. De uma certa forma em circuitos elétricos temos dispositivos que controlam o fluxo da corrente, tais como chaves, potenciômetros e outros. Em eletrônica a diferença é que ao invés de usar força mecânica para efetuar isso, usamos dispositivos eletrônicos par esse controle. Isto é, é a eletricidade controlando a eletricidade, essa é a principal diferença entre esses dois mundos.
A eletrônica é fundamentada em dispositivos semicondutores, isto é, dispositivos construídos a partir de um tipo de material chamado semicondutor.
Definição de Circuito Eletrônico
Para que um circuito seja chamado de eletrônico ele deve ter ao menos um dispositivo ativo, sendo assim chamado, pois tem a habilidade de controlar o fluxo de elétrons (corrente elétrica) através de um sinal elétrico de corrente ou de tensão. Na pratica essa característica permite que sejam construídos, por exemplo, dispositivos chamados de amplificadores. Um amplificador recebe um sinal de, por exemplo 50mW, e fornece um sinal de 50W de potencia com a mesma forma (sem distorção), figura 1
Figura 1 : Sistema amplificador
Aparentemente na figura 1 a lei da conservação está sendo violada, isto é, a partir de 50mW é obtido 50W. A Lei da Conservação diz que a energia não pode ser criada nem destruída estando sempre em transformação. Na figura 1 falta acrescentar um elemento importante que fornecerá a energia adicional ao sinal, a fonte de alimentação, figura 2.
Figura 2: Amplificador mostrando a fonte CC de alimentação
A energia do sinal na saída que irá excitar um alto falante, provem de fato da fonte de alimentação. Então é importante saber como construir amplificador bem como a fonte de