deriks
TRABALHO
RESUMO
Ao passar pelas ruas das cidades, evidencia-se um
número
cada
vez
maior
de
pessoas
recolhendo materiais recicláveis. Assim, o presente artigo teve por objetivo investigar a percepção do catador de materiais recicláveis quanto ao significado do seu trabalho. Foram investigados 25 trabalhadores de três cidades do Rio Grande do Sul. A pesquisa se caracterizou como observacional descritiva, com análise de dados sob o paradigma qualitativo e quantitativo. Como instrumentos de coleta de dados foram utilizados uma entrevista aberta, um questionário semi estruturado com base na metodologia do Design Macroergonômico e a observação direta da atividade.
Os resultados
indicam que os problemas de saúde apresentam-se como principais motivos para início da atividade como catador. Quanto à organização do trabalho, os resultados mostram que o trabalho noturno e/ou realizado sob intempéries do tempo foram identificados como uma condição que desagrada a maioria. Com relação às ferramentas e segurança no trabalho, foram percebidas inseguranças quanto ao comportamento dos motoristas no trânsito e aos riscos para acidentes de trabalho. Em relação aos aspectos sociais do trabalho os entrevistados percebem que o seu trabalho é de alta relevância, no entanto, entendem que ele não é valorizado pela sociedade como um todo.
Palavras chave: Percepção do Trabalho; Catadores; Inserção Social.
II CONINTER – Congresso Internacional Interdisciplinar em Sociais e Humanidades
Belo Horizonte, de 8 a 11 de outubro de 2013
I. INTRODUÇÃO
A desigualdade social e a pobreza são fatores que auxiliam o aumento do número de pessoas marginalizadas perante a sociedade. A distribuição desigual de renda só corrobora com esta situação. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE, 2009), cerca de 90,5% da população brasileira tem dificuldades de chegar ao final do mês com