Eletronica
Durante o período de estagio, fui responsável inicialmente pela área de informática da empresa, atuando nos departamentos de Marketing, Gerência de Produção e Financeira, Faturamento, Diretoria e Desenvolvimento de Produto.
A empresa nunca fez uma revisão geral nos equipamentos, pois os mesmos eram comprados e instalados conforme necessidade, sendo que nunca foi dada a atenção necessária nestes equipamentos e programas.
Após uma verificação geral nos equipamentos, desenvolvemos algumas necessidades que anteriormente a empresa não tinha, mais primordial para o bom
8
funcionamento das estações de trabalho e equipamentos instalados, sempre pensamos em padronização. Mostrei para a empresa que é de extrema importância que todo equipamento seja e tenha uma manutenção preventiva. Com a manutenção preventiva podemos evitar que um equipamento estrague levando assim um período maior em sua vida útil.
Também atuei em conjunto com o departamento de manutenção elétrica onde fui orientado a fazer algumas atividades focadas a esta área.
Descrevo abaixo as atividades realizadas com acompanhamento do pessoal qualificado e utilizando-se de EPI´s onde era necessário.
Com base no desenvolvimento do meu estagio percebemos a necessidade de implantarmos as manutenções que eram inexistentes, pois esperavam que os problemas acontecessem para alguma tomada de decisão. Por isso separamos em três tipos as manutenções:
Corretiva:
A manutenção é feita apenas quando um equipamento quebra ou para de funcionar. Em equipamentos de grande importância para a empresa, este é um método caro e pouco funcional.
Uma parada não programada faz com que a empresa recorra a uma manutenção emergencial, muitas vezes pagando mais caro tanto pelos materiais a serem substituídos quanto pela mão-de-obra.
Além disso, esta parada reduz os índices de performance da produção da empresa e podem provocar grandes prejuízos financeiros com atrasos, e/ou cancelamentos de pedidos.