Eletronica
Quando a potência precisa ser transmitida para, ou fornecida de, um eixo rotativo, é necessário afixar ( através chavetas, estrias, pinos ) ao eixo componentes tais como polias,rodas dentadas ou engrenagens ao eixo .
CUBO
O cubo é normalmente uma peça cilíndrica que fica em contacto com o eixo, podendo fazer parte de uma engrenagem, um volante, polia ou acoplamento qualquer.
[pic]
TIPOS DE UNIÕES
por atrito: ajuste com interferência, ajuste forçado ou assento cônico por adaptação de forma: pino transversal,chaveta plana, ranhuras múltiplas, por dentes ou perfil K por adaptação de forma com protensão: chaveta inclinada,chaveta inclinada embutida,chaveta cônica, chaveta tangencial, perfil K com ajuste forçado ou assento cônico com chaveta soldada: por difusão ou por fusão.
[pic]
ADEQUAÇÃO DAS UNIÕES
para pequeno momento de torção: pino transversal, ajuste com interferência e chaveta côncava para momento de torção em sentido único: pino transversal e chaveta plana para momento de torção em sentido alternante:chaveta inclinada e juste forçado com grande interferência para momento de torção em sentido alternante, com choques: ajuste forçado transversal com dilatação térmica,chaveta tangencial, ranhura múltipla e perfil K com ajuste forçado para grande momento de torção: ajuste com dilatação térmica, ranhuras múltiplas, por dente e perfil K.
DIMENSIONAMENTO DO CUBO
[pic]
CHAVETA : Tipos
[pic]
CHAVETA PLANA
[pic]
[pic] p = pressão específica , i = número de rasgos , Lch = comprimento necessário
[pic]
[pic]
Eixos e cubos ranhurados entalhados( estriados) e uniões por dentes .
RANHURAS MÚLTIPLAS
[pic]
[pic]
[pic]
PERFIL K
[pic]
Exercício:
A engrenagem indicada na figura transmite um toque de 70kgf.m ao eixo, considerando torque constante e de mesmo sentido, dimensione uma chaveta para essa aplicação: chaveta de resistência igual ( eixo/chaveta/cubo ) projeto ;
chaveta