Eletronica
De
Eletrônica
Yago Pacheco Teixeira
Automação –Módulo 2
Professor:Eduardo
Amplificadores Operacionais
Amplificador operacional
Um amplificador operacional é um amplificador com uma saída e duas entradas que amplifica a diferença das tensões aplicadas às entradas.
Das duas entradas, uma chama-se inversora e a outra não inversora, pois a tensão de saída é vo = A vd = A (v+ - v-), em que A é o ganho de tensão, vd é a tensão diferencial de entrada, v+ é a tensão aplicada à entrada não inversora e v- é a tensão aplicada à entrada inversora. Por exemplo, se v+ = 0,1 V e v- = - 0,1 V, o valor de vd será vd = v+ - v- = 0,1 – (-0,1) = 0,1 + 0,1 = 0,2 V. Verifica-se que a tensão aplicada à entrada inversora é amplificada com sinal -.
| |
[pic]
As características principais de um amplificador operacional ideal são : - Ganho de tensão infinito - Resistência de entrada infinita - Resistência de saída nula - Largura de banda infinita - Tensão de offset de entrada nula - Slew rate infinito - Deriva térmica nula
Amplificador inversor
O circuito seguinte representa um amplificador inversor. A tensão aplicada à sua entrada é vi e a tensão que surge na saída é vo. O ganho de tensão A deste circuito obtém-se de A = vo / vi. Não confundir este ganho com o do amp op.
[pic][pic]
Sendo a corrente na entrada inversora ii = 0, a corrente i em R1 é a mesma que em R2. Por outro lado, se vd = 0, então v- = v+ = 0, porque a entrada não inversora está ligada à massa (potencial nulo). Com base nestas deduções é possível calcular o valor de i em R1 e em R2, o que nos permitirá determinar A.
[pic]
O sinal – deve-se ao facto de que o sentido da tensão vo (da saída para a massa) ser inverso do sentido da corrente i em R2. Igualando as duas expressões de i, pode obter-se A.
[pic]
Exemplo numérico : R1 = 47 kΩ e R2 = 100 kΩ [pic]
A tensão