Fisica titulação acido base
Escola Secundária
Física e Química – 11º ano B
Índice
Introdução teórica…………………………………..pág. 4
Materias e Reagentes……………………………….pág. 6
Procedimento……………………………………….pág. 6
Cálculos…………………………………………….pág. 8
Análise de Resultados……………………………....pág. 9
Conclusão…………………………………………...pág. 9
Bibliografia................................................................pág. 11
Introdução Teórica
Esta experiência denomina-se Titulação ácido-base. A titulação permite determinar a concentração de uma solução através de uma reação completa com uma solução de concentração já conhecida. Nesta técnica utilizam-se duas soluções, uma coloca-se numa bureta e denomina-se titulante e outra num balão de erlenmeyer e denomina-se titulado. Nesta atividade experimental vamos utilizar como titulado a base e como titulante o ácido. Neste caso em particular, na experiência que vamos realizar, quer-se determinar a concentração da base NaOH fazendo-a reagir com o ácido HCl.
Numa titulação ácido-base existe um ponto de equivalência que se dá quando o titulado reage completamente com o titulante. Nesta reação ácido-base a efetuar, este ponto atinge-se quando o ácido e a base e o ácido estão nas proporções estequiométricas da reação, que neste caso são nácido=nbase , pois falamos de um ácido forte e de uma base igualmente forte.
Ao falarmos de ácidos e bases fortes devemos antes clarificar estes conceitos. Os ácidos fortes são ácidos que sofrem uma ionização quase completa em solução aquosa tal como as bases fortes e por isso um sal derivado de um ácido forte e uma base forte origina uma solução neutra.
Ter noção desse valor de pH no equilíbrio da reação é importante na titulação pois é a partir daí que se detecta o ponto de equivalência. Quando se está a fazer reagir as duas soluções o pH vai-se modificando conforme as concentrações mas perto do ponto de equivalência, na presença de um indicador ácido-base adequado, existe uma variação