Eletronica edi
1.1 Conversores Digital-Analogico(AD)
1.1.1 Conversor A/D Básico Um conversor A/D recebe uma tensão analógica de entrada e depois de um certo tempo produz um código digital de saída que representa a entrada analógica. Muitos tipos importantes de conversores A/D possuem um conversor D/A como parte de seus circuitos.
Funcionamento de um conversor:
Um pulso START inicia a operação;
Numa taxa determinada pelo CLOCK, a unidade de controle modifica o valor armazenado no registrador;
O valor binário armazenado no registrador é convertido para uma tensão analógica, Vax, pelo conversor D/A
Podemos dizer que nos conversores A/D Básico,se aplica uma tensão X na entrada(Vcc),e sua saída devera ser numericamente proporcional a entrada; 1.1.2 Conversor Digital-Analógico com Amplificador Operacional ( AMP OP)
Características principais do amplificador operacional:
1. Alta Impedância de entrada.
2. Baixa Impedância de saída.
3. Tensão de saída igual a 0 quando as entradas 1 e 2 tiverem a mesma tensão.
Outra característica importante é a saturação de tensão de saída,que na realidade é limitada pela tensão de alimentação do amplificador operacional,fato devido a saturação dos circuitos internos.
Uma importante utilização do amplificador é a de circuito comparador, que executa a comparação de duas tensões, aplicada as entradas inversoras e não inversoras. Quando a tensão de entrada inversora for maior que a outra ,o operacional terá na saída a tensão de -Vcc, pois ocorre a saturação .Quando as tensões forem iguais,o operacional apresenta a saída 0.Qualquer diferença faz com que o operacional sature em +Vcc ou -Vcc,pois por menor que seja,é amplificada por um ganho elevado,fazendo assim com que a saída entre em saturação.Essa aplicação do amplificador operacional será utilizada no circuito conversor analógico-digital. funcionamento do circuito:
Usaremos neste caso Vcc=16V,