eletronica de potencial
TRABALHO DE ELETRÔNICA DE POTÊNCIA
PROFESSOR:
SCR (Retificador controlado de silício)
SCR (do inglês Silicon Controlled Rectifier - Retificador Controlado de Silício) é um componente eletrônico semicondutor de quatro camadas da família dos tiristores. Composto, geralmente, por três terminais, dois dos quais denominados anodo (A) e catodo (K), formam um diodo bipolar, e no terceiro terminal (que é usado para controle), denominado gatilho, se aplica um pulso que provoca o "disparo" do dispositivo.
Quando o SCR opera como elemento retificador, seu disparo ocorre geralmente em sincronismo com a forma de onda da CA que esta sendo retificada em um certo ângulo pré-determinado pelo projetista. Para a manutenção do SCR é necessária uma corrente mínima. Depois de disparado, o SCR continua em condução até que sua corrente se torne menor do que a corrente de manutenção, ocasionando seu desligamento.
Quando não está em condução, o SCR recebe toda a tensão presente na entrada (entre os terminais de anodo e catodo) até que ocorra um novo disparo.
Veja a seguir a estrutura das quatro regiões semicondutoras de um tiristor ou SCR.
Observa-se na figura acima duas junções PN; a primeira forma a anodo e a última o catodo. A região que fica junto ao catodo é o Gate (porta) que tem a função de levar o dispositivo à condução. Como essas regiões são divididas em duas partes formando cada uma delas um transistor, observamos que temos um transistor PNP que é constituído pelo anodo e suas regiões contíguas e um outro transistor NPN, que é constituído pelo catodo e as duas regiões acima dele.
Esses transistores são unidos eletricamente nas seguintes regiões:
- a base do PNP com o coletor do NPN - o coletor do PNP com a base do NPN
Funcionamento Veja na figura a seguir a estrutura dessa ligação.
Sinal de