eletronica de potencia
O componente semicondutor básico é o diodo, tanto na eletrônica convencional como na eletrônica de potência. Para aplicações onde a corrente é elevada, o método construtivo e o encapsulamento (invólucro do semicondutor) são diferenciados. Pesquise, no livro-texto e na bibliografia complementar, as características que diferenciam um diodo comum de um diodo de potência e complemente sua pesquisa, utilizando ferramentas de busca na Internet
(exemplos: www.google.com.br, www.altavista.com, www.bing.com, etc.), para obter mais informações sobre construção interna e tipos de encapsulamento de diodos de potência.
Figura 2 – Exemplos de encapsulamentos de semicondutores de potência
Salve, em uma pasta, as informações coletadas, inclusive figuras que ilustrem os tipos de encapsulamentos.
Passo 2 (Pequisa)
Montar uma tabela, relacionando os métodos construtivos de diodos de potência e as características típicas associadas (corrente máxima, potência máxima, tensão reversa máxima). Formate o documento de acordo com as normas da ABNT. Crie outra tabela, relacionando os nomes dos encapsulamentos usuais às correspondentes figuras ilustrativas coletadas na pesquisa. Ambos os documentos integrarão o relatório final do projeto.
Passo 3 (Aluno)
Os tiristores dividem-se entre SCRs, DIACs, TRIACs e GTOs, e podem ser considerados como componentes derivados do diodo de potência, assim como o transistor bipolar. De forma similar à pesquisa feita para o diodo de potência, pesquise, na bibliografia básica, na complementar e também na Internet, as características que diferenciam um tipo de tiristor do outro e as especificações usuais para estes componentes. Salve as informações coletadas, em uma pasta, inclusive figuras que ilustrem a construção interna e a simbologia, bem como figuras que possam ajudar a ilustrar o comportamento destes componentes.