Eletromagnetismo
Experiências mostraram que um campo magnético pode ser gerado não apenas por ímãs, mas também por correntes elétricas e hoje atribuise o magnetismo dos ímãs a existência de micro correntes no seu interior. Desta forma, a origem de qualquer campo magnético é atribuída as cargas elétricas em movimento.
ELETROMAGNETISMO É o ramo da Física que estuda as interações elétricas e magnéticas em conjunto.
FORÇA MAGNÉTICA
AS FORÇAS ENTRE DUAS CARGAS EM MOVIMENTO NÃO SÃO IGUAIS EM MÓDULOS, NÃO TÊM A MESMA DIREÇÃO E NEM SÃO OPOSTAS EM SENTIDO.
ELEMENTO DE CORRENTE: Chama se elemento de corrente a grandeza vetorial que se obtém multiplicando a intensidade da corrente elétrica que percorre um pequeno trecho de condutor, pelo deslocamento das cargas da corrente. O sentido do vetor elemento de corrente é coincidente com o da corrente elétrica e a sua direção é a da tangente ao condutor no ponto considerado.
FORÇA EXERCIDA SOBRE UM ELEMENTO DE CORRENTE, DEVIDO À PROXIMIDADE DE UM FIO CONDUTOR, PERCORRIDO POR UMA CORRENTE ELÉTRICA.
Dada um condutor longo, percorrido por uma corrente elétrica, nas proximidades e paralelamente a um elemento de corrente ,constatase experimentalmente que o elemento de corrente fica sujeito à ação de uma força que apresenta as seguintes características:
a) A força é de atração se os sentidos da corrente que percorre o condutor e do elemento de corrente coincidem e de repulsão quando esses sentidos são opostos.
b) A intensidade da força é diretamente proporcional ao produto da intensidade da corrente que percorre o condutor pel módulo do elemento de corrente e inversamente proporcional à distância que os separa.
PERMEABILIDADE MAGNÉTICA –É uma constante para o cálculo da força que age em um elemento de corrente ou carga em movimentos próximos de um condutor percorrido por uma corrente elétrica.
A permeabilidade do vácuo,
DEFINIÇÃO DE AMPÈRE (unidade de intensidade de corrente elétrica do S.I)