Eletromagnetismo
Sempre que uma carga é posta sobre influência de um campo magnético, esta sofre uma interação que pode alterar seu movimento. No presente relatório é explicado como ocorre essa alteração de movimento, através de experimentos realizados, utilizando a ação de vetores de indução magnética. Identificando o vetor de indução de campo magnético e o sentido da corrente elétrica que circula no condutor provando que a carga elétrica em movimento gera campo magnético em torno dela e produz efeitos magnéticos.
OBJETIVO
No primeiro experimento o objetivo é reconhecer que uma corrente elétrica produz campo magnético utilizando conhecimentos da ação de vetor indução magnético sobre cargas em movimento aplicando a regra da mão direita.
No segundo experimento deve ser identificado o vetor de indução de campo magnético e o sentido da corrente elétrica que circula no condutor elétrico reconhecendo que uma carga elétrica em movimento gera campo magnético em torno dela e produz efeitos magnéticos, sendo utilizado como recursos também a regra da mão direita.
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Corrente Elétrica
De acordo com o livro Fundamentos da Física volume 3 de Halliday e Resnick, a corrente elétricaé um movimento de partículas carregadas, mas nem todas as partículas carregadas que se movem produzem uma corrente elétrica. Para que exista uma corrente elétrica através de uma determinada superfície é preciso que haja um fluxo líquido de cargas através da superfície.
Se uma carga dq passa por um plano hipotético (como aa’) em um intervalo de tempo dt, a corrente i nesse plano é definida como:
Campo Magnético
Segundo Carvalho (2013), cada carga cria em torno de si um campo elétrico, de modo análogo o imã cria um campo magnético, porém num imã não existe um mono-pólo assim sempre o imã tem a carga positiva e a negativa.
Para representar o campo magnético utiliza-se o símbolo , para determinar o sentido de utiliza-se uma bússola (que só a