eletromagnetismo
Portanto, analogamente, definimos o campo gravitacional como sendo a região do espaço onde um ímã, seja ele em forma de barra ou de ferradura, manifesto sua ação. O campo magnético é representado por um vetor chamado de vetor indução magnético..
Usamos como unidade de campo magnético o símbolo T, denominado tesla. Portanto, no SI a unidade de é tesla (T).
A direção do vetor indução magnética é aquela em que se dispõe a pequena agulha e o sentido do vetor indução é aquele para onde o polo norte da agulha aponta. Vejamos a representação abaixo.
Tipos de substâncias magnéticas
Existem três tipos de substâncias magnéticas. A Paramagnética, a Diamagnética e Ferromagnética, respectivamente.
Paramagnéticas: são as substâncias que, na presença de um campo magnético, se magnetizam muito fracamente, fazendo com que o valor do campo magnético seja aumentado muito.
Diamagnéticas: são as substâncias que quando estão presentes perto de um campo magnético se magnetizam fracamente, fazendo, com que o valor do campo magnético se torne menor.
Ferromagnéticas (ferro, níquel, cobalto e suas ligas): quando estão sobre a ação de um campo magnético, estas substâncias se magnetizam fortemente, fazendo com que o campo magnético resultante seja muitas vezes maior do que o campo aplicado.
Substâncias não magnéticas:
Os materiais são comumente classificados como magnéticos ou não magnéticos. Diz-se que os que não demonstram o forte ferromagnetismo da Família do Ferro dos metais são “não magnéticos”. Contudo, se esses materiais forem colocados no campo de um ímã muito forte, observa-se que alguns deles são ligeiramente repelidos