eletromagnetismo
Variação do fluxo magnético
Resulta em um campo elétrico (fenômeno conhecido por indução eletromagnética, mecanismo utilizado em geradores elétricos, motores e transformadores de tensão). Semelhantemente, a variação de um campo elétrico gera um campo magnético. Devido a essa interdependência entre campo elétrico e campo magnético, faz sentido falar em uma única entidade chamada campo eletromagnético.
Magnetismo
Magnetismo se define como a capacidade de atração em imãs, ou seja, a capacidade que um objeto possui de atrair outros objetos.
As primeiras observações de fenômenos magnéticos são muito antigas. Acredita-se que estas observações foram feitas pelos gregos em uma cidade da Ásia ,chamada Magnésia . Eles verificaram que existia, nessa região ,certo tipo de pedra que era capa de atrair pedaços de ferro .
Essas pedras ,atualmente, são chamadas de ímãs naturais, são constituídas por certo óxido de ferro (óxido de ferro Fe3O4) . O termo “magnetismo” foi,então,usado para designar o estudo das propriedades destes ímãs, em virtude do nome da cidade onde foram descobertos .
Observou-se que um pedaço de ferro ,colocado nas proximidades de um ímã natural, adquiria as mesmas propriedades deste ímã. Assim, foi possível obter ímãs não naturais (ímãs artificiais) de várias formas e tamanhos, utilizando pedaços de ferro de formas e tamanhos variados.
- Ímã : Verificou-se que os pedaços de ferro eras atraídos com maior intensidade por certas partes do ímã, as quais foram denominadas polos do ímã .
Ex: Se tomarmos um ímã em forma de