Eletromagnetismo e elevadores de tensão
APLICAÇÕES PRÁTICAS EM CIRCUITOS ELEVADORES DE TENSÃO
NOMES: DOUGLAS M. WERMANN – LUCAS AUTA DE OLIVEIRA – MOISÉS B. BAUER – JULIANO WENDT
SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO 4 2 TEORIA 5 2.1 Eletromagnetismo 5 2.2 CIRCUITO OSCILADOR 6 2.3 TRANSFORMADOR FLYBACK 6 2.4 MULTIPLICADOR DE TENSÃO 8 3 ESTUDO DE CASO 8 3.1 aplicação prática do circuito 10 4 CONCLUSÃO 11 5 REFERENFICA BIBLIOGRAFICAS 13
1 INTRODUÇÃO
Este trabalho trata – se de um projeto de um elevador de tensão realizado pelo colega Douglas M. Werman.
O elevador de tensão foi constituído por um circuito oscilador, um transformador elevador de tensão (flyback) e um multiplicador de tensão, onde foram realizados experimentos, testes e medições.
2 TEORIA
2.1 Eletromagnetismo
No estudo da Física, o eletromagnetismo (ANO 1945: eletromagnetismo) é o nome da teoria unificada desenvolvida por James Maxwell para explicar a relação entre a eletricidade e o magnetismo. Esta teoria baseia-se no conceito de campo eletromagnético.
O campo magnético é resultado do movimento de cargas elétricas, ou seja, é resultado de corrente elétrica. O campo magnético pode resultar em uma força eletromagnética quando associada a ímãs.
A variação do fluxo magnético resulta em um campo elétrico (fenômeno conhecido por indução eletromagnética, mecanismo utilizado em geradores elétricos, motores e transformadores de tensão). 1 Semelhantemente, a variação de um campo elétrico gera um campo magnético. Devido a essa interdependência entre campo elétrico e campo magnético, faz sentido falar em uma única entidade chamada campo eletromagnético.
Figura 1 - Campo eletromagnético em torno de uma bobina
2.2 CIRCUITO OSCILADOR
É um circuito eletrônico que produz um sinal eletrônico repetitivo, partindo de uma fonte de corrente contínua, os osciladores produzem sinais variáveis cuja frequência e forma de onda depende de sua configuração.
Osciladores são