Eletromagnetismo e transformadores.
MIGUEL ALVES
ELETROMAGNETISMO E
TRANSFORMADORES.
CURSO :METRÔNICA
PROFESSORA: CLAUDIA CRISTINA GUIMARÃES
PUBLICAÇÃO : ABRIL/2013
INTRODUÇÃO AO ELETROMAGNETISMO
Eletromagnetismo é o ramo da Física que estuda os fenômenos elétricos e magnéticos e suas interações entre si. Como se sabe os fenômenos elétricos e magnéticos manifestam-se através de campos elétricos elétricos e magnéticos.
Vamos estudar cada um del es.
TRANSFORMADORES
Transformadores ou trafos são dispositivos elétricos que têm afinalidade de isolar um circuito, elevar ou diminuir uma tensão.Servem também para casar impedância entre diferentes circuitos oucomo parte de filtros em circuitos de rádio freqüência. Existem transformadores de diversos tipos, cada um com uma finalidade, construção e tamanho específicos.Teoricamente, um transfo rmador tem de transferir toda a potênciado primário para o secundário (primário e secundário são enrolamentos de entrada e saída, respectivamente).
Na prática, observa-se certa perda de potência nessa transferência de potência, ocasionada por diverso s motivos, como a resistência de fio, correntes pelo núcleo, chamados de correntes de Foucault etc. Um transformador é constituído pelo menos por dois enrolamentos.
Na maioria dos casos, esses enrolamentos são independentes, entre si, mas sofrem a ação do campo eletromagnético, que é mais intenso quanto esses transformadores que possuem um núcleo de material ferromagnético.
O enrolamento em que aplicamos a tensão que desejamos transformar chama-se primário e o enrolamento onde obtemos a tensão desejada se chama secundário. A tensão do secundário depende da relação de espiras entre o primário e o secundário e da tensão aplicada no primário.
Tipos de transformadores
Os transformadores são classificados de acordo com vários critérios. As classificações de acordo com a finalidade, o tipo, o material do núcleo e o número de fases são algumas das mais