eletromagnestismo
O estudo e o conhecimento das principais leis das interações ocorridas no Eletromagnetismo é a base para o entendimento do conceito de campo. Recorrendo aos conceitos da Física, a definição de campo pode ser introduzida como: as propriedades intrínsecas de um corpo que são capazes de criar no espaço ao seu redor uma perturbação, que pode interagir com outra perturbação criada por outro corpo, originando forças nestes corpos.
Segundo a lei da gravitação universal de Newton, duas partículas, com massas mA e mB, separadas por uma distância d, criam ao seu redor perturbações devido às massas que ocupam lugares no espaço, originando forças que agem nestes dois corpos.
onde G: constante universal = 6,670 x 10־¹¹ N x m² x Kg־²
O conceito de força, ou interação, está intimamente associado ao conceito de campo. O campo elétrico, bem como o campo magnético: são exemplos de campos vetoriais, semelhantes ao campo gravitacional, com isto teremos um melhor entendimento. Podemos criar um campo magnético através de um ímã permanente ou através de uma corrente elétrica (contínua ou alternada).
1.1 Campo Magnético criado por um ímã permanente
Utilizando ímã permanente temos, entre outras, as seguintes configurações:
O campo magnético é representado pelas linhas de campo magnético, que saem do polo Norte e chegam no polo Sul. Essas linhas de campo que aparecem nas figuras denominam-se fluxo magnético ( Φ).
1.2 Campo Magnético criado por uma corrente elétrica
Uma corrente elétrica, circulando por um condutor, cria um campo magnético ao seu redor. Para calcular a densidade de campo magnético (B) num ponto P, devido a um elemento d do condutor, percorrido pela corrente i, usa-se a Lei de Biot-Savart.
A constante µo é uma medida fundamental da intensidade do magnetismo associada ao fluxo de carga elétrica. Ela é algumas vezes referida como a permeabilidade do espaço livre. Seu valor numérico depende, é