Trabalho Sensores
1.1- Sensores por Barreira (ópticas alinhadas);
O transmissor e o receptor estão em unidades distintas e devem ser dispostos em frente ao outro, de modo que o receptor possa constantemente receber a luz do transmissor. O acionamento da saída ocorrerá quando o objeto a ser detectado, interromper o feixe de luz.
1.1.1-Vantagens
Podem detectar pequenos objetos a longas distâncias, os objetos podem ser opacos ou pouco translúcidos, esses sensores fornecem grande confiabilidade e necessitam de pouca manutenção.
1.1.2-Desvantagens
Mais caro, devido à exigência de emissor e receptor em separado, necessita de duas conexões elétricas separadas, o alinhamento do feixe de luz emissor-receptor torna-se muito importante;
Não detecta objetos completamente transparentes.
1.2- Sistema por Difusão;
Neste tipo de transdutor, o emissor de luz e o receptor também se encontram no mesmo dispositivo, normalmente muito próximos um do outro e apontando paralelamente. Quando uma superfície clara ou brilhante (que não absorva a luz) é colocada bem na frente do dispositivo, o feixe emitido é refletido nele e retorna para ser captado pelo receptor, saturando assim o fototransistor. Estes dispositivos não exigem a presença de uma superfície espelhada para refletir a luz, o que é feito pelo próprio objeto.
1.2.1- Vantagens
Baixo custo, tamanho diminuto,não há necessidade de refletivo, consegue destinguir cores e tipos de materiais.
1.2.2- Desvantagens
Detecta somente em pequenas distancias, dificuldade em detecdar objetos refletivos.
1.3- Sistema por Reflexão.
Neste tipo de transdutor, emissor e receptor de luz encontram-se no mesmo dispositivo, apontando paralelamente. Para que o raio de luz infravermelha emitido pelo emissor chegue ao receptor, é necessário que ele se reflita em uma superfície refletora posicionada na frente do dispositivo e de forma perpendicular a este. Mais comum é utilizar-se uma superfície conhecida como “olho de gato”, a qual tem a