Eletroimã
INTRODUÇÃO
Uma das mais fascinantes áreas da Física, o eletromagnetismo sem dúvida revolucionou o meio científico do começo deste século, unindo a eletricidade e o magnetismo possibilitando assim uma gama de aplicações que foram projetadas através de seu uso.
2
1 - ENTENDENDO O ELETROMAGNETISMO
Silva (2013) revela que o eletromagnetismo é o nome da teoria unificada desenvolvida por James Maxwell para explicar a relação entre a eletricidade e o magnetismo. Esta teoria baseia-se no conceito de campo eletromagnético.
O campo magnético é resultado do movimento de cargas elétricas, ou seja, é resultado de corrente elétrica. O campo magnético pode resultar em uma força eletromagnética quando associada a ímãs.
A variação do fluxo magnético resulta em um campo elétrico (fenômeno conhecido por indução eletromagnética, mecanismo utilizado em geradores elétricos, motores e transformadores de tensão). Semelhantemente, a variação de um campo elétrico gera um campo magnético. Devido a essa interdependência entre campo elétrico e campo magnético, faz sentido falar em uma única entidade chamada campo eletromagnético.
2 - A FORÇA ELETROMAGNÉTICA
A força eletromagnética tem a ver com praticamente todos os fenômenos físicos que se encontram no cotidiano, com exceção da gravidade. Silva (2013) diz que isso acontece porque as interações entre os átomos são regidas pelo eletromagnetismo, já que são compostos por prótons e elétrons, ou seja, por cargas elétricas. Do mesmo modo as forças eletromagnéticas interferem nas relações intermoleculares, ou seja, entre nós e quaisquer outros objetos. Assim podem-se incluir fenômenos químicos e biológicos como consequência do eletromagnetismo.
3 - IMÃ
Naturais ou artificiais, os ímãs são materiais capazes de se atraírem ou repelirem entre si, atrair ferro e outros metais magnéticos, como o níquel e o cobalto.
3.1 - Eletroímã
Marques (2013) define eletroímã como um dispositivo que utiliza corrente