Economia
Transmitir aos alunos os conhecimentos necessários quanto à Segurança e Higiene do Trabalho nas empresas, indústrias, escritórios e canteiros de obras. Assim, buscando-se, proporcionar a consciência preventiva nos futuros profissionais, antes mesmo de ingressarem ao mercado de trabalho. A disciplina pretende despertar o conhecimento das diversas técnicas de prevenções direcionadas ao controle das condições de riscos no ambiente de trabalho.
CONTEXTUALIZAÇÃO:
Disciplina obrigatória do curso de engenharia, cuja área de conhecimento é a Segurança do Trabalho. Engaja o aluno no desenvolvimento de práticas e atitudes prevencionista como, por exemplo, a criação de uma política de segurança nos estabelecimentos em que estão atuando. Em geral, os estudantes exercem, em paralelo, durante a disciplina, atividades profissionais nas quais são aperfeiçoadas através dos conhecimentos adquiridos em sala sobre Segurança e Higiene do Trabalho, onde buscam aplicá-los no dia-adia.
OBJETIVOS:
Gerais:
Proporcionar conhecimentos básicos de segurança e higiene do trabalho, através do ensino de técnicas e métodos utilizados na prática de prevenção de acidentes e doenças; bem como, sensibilizar o futuro engenheiro quanto às responsabilidades econômicas e sociais.
Específicos:
- Disseminar a conceituação básica relativa à Segurança e Saúde no Trabalho (SST);
- Apresentar a legislação pertinente às questões de SST (nacional e internacional);
- Difundir os custos relativos aos acidentes do trabalho;
- Apresentar as técnicas e procedimentos existentes no campo da segurança do trabalho;
- Tornar o aluno de engenharia consciente da sua obrigação legal e da responsabilidade social no que se refere às questões de SST.
CONTEÚDO (Conhecimentos, Habilidades, Atitudes):
- Introdução à Segurança do Trabalho - conceitos e definições
- Normalização e Legislação de Segurança do Trabalho;
- Programas de Segurança;
- Custo de acidentes;
- Responsabilidades legais;
-