Eletrofloculação
Tratando-se do meio-ambiente, estão sendo desenvolvidas alternativas e tecnologias para o tratamento de águas, pelo fato da poluição que é causada pelo ser humano. Uma das técnicas utilizadas para o tratamento de poluentes é a eletrofloculação, que será demonstrada nesse experimento. O método de é caracterizado por uma operação simples, num curto tempo, apresentando boa eficiência na remoção de poluentes de águas.
Recentemente tem sido investigadas perspectivas e possibilidades da utilização da mesma no tratamento de efluentes industriais. O processo de eletrofloculação em um reator com o arranjo de eletrodos de metal, proporciona um ambiente físico/químico permitindo a desestabilização do poluente pela oxidação eletrolítica e sua coagulação, adsorção, precipitação e flutuação.
O objetivo desse experimento é "Despoluir" a água pelo método de eletrofloculação.
2. MATERIAIS E REAGENTES
01Transformador de DC de 12 V
02 Pregos comuns
01 Copo de vidro de 50 mL
Cloreto de sódio (NaCl) (sal de cozinha)
Corante alimentício de cor caramelo e solução de café
100 ml de água (H2O)
Filtro de papel
3. ESQUEMA DE APARELHAGEM
4. PARTE EXPERIMENTAL Foi adicionado aproximadamente 30 ml de água (H2O) em um pequeno copo de vidro de 50 ml, posteriormente foi adicionado cerca de 100 mg de Cloreto de Sódio (NaCl) que atuará como eletrólito ou “carregador dos elétrons”. Para se passar como poluente foram colocadas algumas gotas de corante alimentício na cor caramelo. Posteriormente ligue os fios do transformador DC de 12 V aos pregos, cada um em uma polaridade, e os introduza na solução de forma que os dois pregos fiquem completamente imersos na solução em lados opostos. Os pregos não devem ser tocados para impedir a ocorrência de um curto-circuito. Conecte o transformador a uma tomada ligada a rede elétrica, e a partir desse momento, o ânodo (prego ligado ao fio positivo)