eletroeletronico
Capítulo 3 – Construindo Modelos SIMULINK
3.1 - Elementos de Modelos
Um modelo SIMULINK consiste de 3 tipos de componentes: Fontes, o sistema a ser modelado e dispositivo de saída.
Fontes
Diagrama em Blocos do Sistema
Dispositivos de Saída
Elementos de um Modelo SIMULINK
O elemento central, o sistema, é a representação de um diagrama em blocos de um sistema dinâmico a ser modelado no SIMULINK.
As fontes são as entradas aplicadas ao sistema dinâmico. Podem incluir constantes, geradores de funções como senóides ou degrau, ou ainda sinais personalizados pelo usuário criados no MATLAB. São encontrados na biblioteca de fontes
(sources).
A saída do sistema é entregue aos dispositivos de saída. Alguns exemplos de são gráficos, osciloscópios e arquivos de saída. Tais blocos são encontrados na biblioteca de Dispositivos de Saída.
Freqüentemente, em modelos SIMULINK um ou mais desses 3 elementos pode faltar. Por exemplo, pode-se desejar modelar o comportamento na ausência de forças de um sistema inicialmente fora de sua condição de equilíbrio. Tal modelo não deve ter entradas mas deve conter blocos de sistema, tais como ganho, integradores etc, e provavelmente dispositivos de saída. Também é possível construir modelos que possuem fontes e dispositivos de saída, mas nenhum blocos de sistema. suponha por exemplo que se necessita de um sinal que seja composto da soma de vários outros sinais. Tais sinais podem facilmente gerados usando as fontes do SIMULINK e enviados ao MATLAB ou a um arquivo no disco rígido.
23
Curso de Introdução ao SIMULINK
3.2 - Manipulando Blocos
A tabela a seguir contém as operações básicas de manipulação de blocos como redimensionar, rotacionar, copiar e renomear blocos.
Selecionar objeto (blocos ou Clique no objeto com o botão esquerdo do linhas de sinais mouse. Selecionar outro objeto
Pressione a tecla SHIFT e clique no outro objeto. Selecionar com uma caixa