eletrodinâmica
ELETRODINÂMICA
Corrente Elétrica / Resistores
Aparecida de Goiânia
Maio de 2013 Alunas: Nº: Nº:
ELETRODINÂMICA
Corrente Elétrica / Resistores
Trabalho elaborado para disciplina de Física sob orientação do professor Matheus, do
3º Ano turma B, no
Colégio Estadual Jardim Tiradentes
Aparecida de Goiânia
Maio de 2013
Introdução
No presente trabalho iremos abordar a eletrodinâmica, corrente elétrica o conceito de corrente elétrica, corrente contínua, corrente alternada, a velocidade de deriva, densidade de corrente, método de medição, lei de Ohm, abordaremos também sobre resistores, resistência e resistividade, resistor variável, termistores, código de cores, especificação técnica de resistores, valores padrão de resistores e associação entre resistores.
ELETRODINÂMICA
Corrente elétrica
A corrente elétrica (AO 1945: corrente eléctrica) é o fluxo ordenado de partículas portadoras de carga elétrica, ou também, é o deslocamento de cargas dentro de um condutor, quando existe uma diferença de potencial elétrico entre as extremidades. Tal deslocamento procura restabelecer o equilíbrio desfeito pela ação de um campo elétrico ou outros meios (reação química, atrito, luz, etc.).
Sabe-se que, microscopicamente, as cargas livres estão em movimento aleatório devido à agitação térmica. Apesar desse movimento desordenado, ao estabelecermos um campo elétrico na região das cargas, verifica-se um movimento ordenado que se apresenta superposto ao primeiro. Esse movimento recebe o nome de movimento de deriva das cargas livres.
Raios são exemplos de corrente elétrica, bem como o vento solar, porém a mais conhecida, provavelmente, é a do fluxo de elétrons ou eletrons através de um condutor elétrico, geralmente