Eletrodinâmica seus conceitos e efeitos
DE MATO GROSSO – CAMPUS CUIABÁ
DOUGLAS DA SILVA LEÃO
Eletrodinâmica seus conceitos e efeitos
Cuiabá nov/2010 DOUGLAS DA SILNA LEÃO
Eletrodinâmica seus conceitos e efeitos
Trabalho apresentado à disciplina física aplicada do Curso Tecnologia em Controle de Obras do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso.
Professor: Ribamar
Cuiabá nov/2010 Conceito de eletrodinâmica Eletrodinâmica é a parte da física que estuda a energia elétrica em movimento. Os átomos são formados por prótons, nêutrons e elétrons. Os elétrons podem estar “presos” ao núcleo, ou seja, não estão livres e não podem se mover livremente. Os elétrons livres é que farão o transporte da energia elétrica (corrente elétrica). Por isso dividimos as substâncias químicas em condutores e não condutores.
Conceito de corrente elétrica
Denominamos corrente elétrica a todo movimento ordenado de partículas eletrizadas. Para que esses movimentos ocorram é necessário haver tais partículas − íons ou elétrons − livres no interior dos corpos.
Corpos que possuem partículas eletrizadas livres em quantidades razoáveis são denominados condutores, pois essa característica permite estabelecer corrente elétrica em seu interior.
Nos metais existe grande quantidade de elétrons livres, em movimento desordenado. Quando se cria, de alguma maneira, um campo elétrico (E) no interior de um corpo metálico, esses movimentos passam a ser ordenados no sentido oposto ao do vetor campo elétrico (E), constituindo a corrente elétrica.
Nas soluções eletrolíticas existe grande quantidade de cátions e ânions livres, em movimento desordenado. Quando se cria, de alguma maneira, um campo elétrico (E) no interior de uma solução eletrolítica, esses movimentos passam a ser ordenados: o movimento dos cátions, no sentido do vetor campo elétrico (E), e o dos ânions, no sentido oposto.