eletro magnetismo
Energia elétrica é uma forma de energia baseada na geração de diferenças de potencial elétrico entre dois pontos, que permitem estabelecer uma corrente elétrica entre ambos. Mediante a transformação adequada é possível obter que tal energia mostre-se em outras formas finais de uso direto, em forma de luz, movimento ou calor, segundo os elementos da conservação da energia.
É uma das formas de energia que o homem mais depende e utiliza na atualidade, graças a sua facilidade de transporte, baixo índice de perca energética durante conversões.
A geração de energia elétrica se leva a cabo mediante diferentes tecnologias. As principais aproveitam um movimento rotatório para gerar corrente alternada em um alternador. O movimento rotatório pode provir de uma fonte de energia mecânica direta, como a corrente de uma queda d'água ou o vento, ou de um ciclo termodinâmico. Em um ciclo termodinâmico se esquenta um fluido e se consegue com que realize um circuito no qual move um motor ou uma turbina. O calor deste processo se obtém mediante a queima de combustíveis fósseis, as reações nucleares ou outros processos.
No entanto podemos observar que conhecer e ser capaz de explicar algo é tão importante que no século XIX quando o campo da eletricidade e do magnetismo estava em amadurecimento diferentes pensadores sobre o assunto divergiam constantemente seus pontos de vista sobre o mesmo fenômeno físico, além do mais, se acreditava que eletricidade e magnetismo não estavam relacionados entre si. Apenas na segunda metade do século XIX através dos trabalhos de James Clerk Maxwell é que se pôde ter uma forma final da teoria da eletricidade e do magnetismo que veio a ser chamada de teoria do eletromagnetismo; unindo aspectos relevantes da Lei de Gauss, Lei de Ampère e da Lei de indução de Faraday.
CONTEÚDO
HISTÓRIA DA ELETRICIDADE
De acordo com Matheuat al(2008) considera que a descoberta foi feita por filosofo grego chamado Tales de Mileto que, ao