Eletro magnetismo
Para a conclusão da Unidade Curricular de electromagnetismo, foi proposto a turma do 1º ano do curso de Mestrado Integrado de Comunicações do ano letivo de 2011/2012, um trabalho de grupo em que, seria necessário apresentar um projecto prático com relatório relacionado com osconhecimentos adquiridos durante as aulas da disciplina em questão.
Então, o nosso grupo constituído por João Pires, Miguel Lemos e Bernardo Gomes, pensamos que cada vez mais as pessoas precisam de mobilidade relacionada com energia. Ou seja, no dia-a-dia, as obrigações pessoais obrigam nos a, termos que carregar o telemóvel, um MP3 ou um Tablet e mais ainda, a qualquer momento e em qualquer lugar. Acontece por vezes, que nos encontramos em locais sem rede elétrica, com necessidade de a ter á mão de semear para cumprirmos com os objectivos diários e por isso nos surgiu a ideia de projectarmos e construirmos um gerador de tensão e corrente ou seja elétrico, para essas pequenas necessidades de emergência.
Conforme dito, o dispositivo móvel, nunca poderia ser muito amplo e então numa fase inicial utilizamos uma garrafa plástica de 0,5 litros para a base do nosso trabalho. Dessa forma caberia em qualquer lugar para satisfazer a ocupação a nível de espaço. Numa fase posterior descobrimos que o formato do rótulo da mesma não era o mais adequado.
Então, descobrimos um tubo de PVC, em que a sua proveniência do resto de uma obra de construção civil, em que nos mantemos fieis até ao fim, visto ter o “rótulo ideal” para o pretendido, conforme demonstração na foto a seguir.
Não era de facto tão jeitoso como uma garrafa, mas bastante mais eficaz, sendo o nosso objectivo, a relação espaço/ eficácia.
O próximo passo, consistia em construirmos uma bobine com a base adquirida e para isso precisávamos de Cobre, sendo ele, um bom condutor e barato. Conseguimos encontrar 80 gramas de cobre com verniz para começarmos a realizar a nossa máquina indutiva.
Após