Eletricidade
Neste estudo trataremos sobre a primeira lei de Ohm e sua relação com a potência elétrica dissipada. O nome da unidade de medida da potência elétrica, o watt, é oriundo do nome do matemático e engenheiro escocês James Watt (1736-1819). Graças ao físico taliano Alessandro Volta (1745-1827) o nome da unidade de medida de tensão elétrica é o volt. Quando medimos uma corrente elétrica damos ao seu valor uma unidade de medida chamada ampère graças ao físico, matemático, cientista e filósofo André-Marie Ampère (1775-1836). A unidade de medida de resistência elétrica é chamada de ohm graças ao físico e matemático alemão George Simon Ohm (1789-1854).
1ª LEI DE OHM
A 1ª lei de Ohm é válida para alguns resistores chamados ôhmicos e é dada pela seguinte expressão:
onde U equivale à tensão elétrica ou voltagem ou diferença de potencial (ddp), R equivale à resistência elétrica do resistor e i equivale à intensidade da corrente elétrica. A unidade de medida de voltagem (U) no SI (sistema internacional de unidades de medidas) é o volt (V), da resistência elétrica é o ohm (Ω) e da intensidade de corrente elétrica é o ampère (A).
VOLTAGEM (U)
A equação (1) pode ser escrita como
Substituindo as respectivas unidades de medidas na equação (2), temos que
ou
RESISTÊNCIA (R)
Fica fácil perceber, matematicamente, que a unidade de medida de resistência elétrica pode ser deduzida da equação (1), bastando isolar o R:
Esta equação pode ser escrita como
Substituindo as respectivas unidades de medidas na equação (5), temos que
ou
Significado físico: 1 Ω equivale à resistência elétrica (R) de um resistor que submetido a uma tensão elétrica (U) ou diferença de potencial (ddp) de 1 V é percorrido por uma corrente elétrica de intensidade de 1 A.
CORRENTE ELÉTRICA (i)
A unidade de medida de intensidade de corrente elétrica pode ser deduzida da equação (1), bastando isolar o i:
A equação (7) pode