Eletricidade e Magnetismo Indução e Indutância
Indução e Indutância
São Luís - MA 26/11/2013
ÍNDICE
INDUÇÃO E INDUTÂNCIA – pag. 3 A lei de indução de Faraday – pag. 3 A LEI DE LENZ – pag. 4 INDUTORES E INDUTÂNCIA – pag. 5 Auto – Indução – pag. 5 ENERGIA ARMAZENADA EM UM CAMPO MAGNÉTICO – pag. 6 DENSIDADE DE ENERGIA DE UM CAMPO MAGNÉTICO – pag. 6 INDUÇÃO MÚTUA – pag. 8
INDUÇÃO E INDUTÂNCIA
Já foi visto que uma corrente produz um campo elétrico, porém um campo magnético pode gerar um campo elétrico capaz de produzir corrente elétrica. Essa ligação entre campo elétrico e campo elétrico produzido (induzido) é chamada de lei de indução de Faraday.
Hoje a aplicação desse princípio pode ser visto nas guitarras elétrica, essencial para operação de geradores de energia elétrica e é comum nas grandes fornalhas das fabricas para fundição de metais.
Experimento 01:
A figura fig. 30.1 mostra uma aspira de material condutor ligado a um amperímetro. Por sua vez não existe corrente no sistema. Porém quando aproximamos da espira um imã em forma de barra o amperímetro mostra a passagem de corrente.
Conclui-se que a corrente só existe com o movimento entre a aspira e o imã, e quando o movimento acaba a corrente deixa de existir. Quando mais rápido o movimento maior é a corrente.
A corrente produzida é chamado de corrente induzida; O trabalho realizado para produzir essa corrente é chamado força eletromotriz induzida; o processo para produzir essa corrente e a força eletromotriz é chamado de indução.
Experimento 02:
A figura 30.2 mostra duas aspira condutora próxima uma da outra mas sem se tocarem. Quando a chave S é fechada fazendo passar corrente na aspira da direita, o amperímetro marca uma corrente na aspira da esquerda e quando a chave é fechada o amperímetro