Eletricidade nr-10
A eletricidade é vital para a vida moderna é necessário ressaltar sua importância, quer proporcionando conforto aos nossos lares, quer atuando como insumo nos diversos segmentos da economia. Por outro lado o uso da eletricidade exige do consumidor a aplicação de algumas precauções em virtude do risco que a eletricidade representa, muitos não sabem, desconhece ou desconsideram esse risco.
Os acidentes ocorrido com eletricidade, no lar e no trabalho, são ao que ocorrem com maior freqüência e comprovadamente os que trazem as mais graves conseqüências. As normas de segurança estabelecem que as pessoas devam ser informadas sobre os riscos a que se expõem, assim como conhecer seus efeitos e as medidas de seguranças aplicáveis.
As atividades com eletricidade apresentam os seguintes riscos: • Danos econômicos, incêndios e explosão causados pela eletricidade são sinistros que ocorrem com maior freqüência ,os riscos de choques elétricos e seus efeitos estão diretamente ligados aos valores das tensões da instalação.
Obs: 43% dos acidentes ocorrem nas residências; 30% nas empresas; 27% não especificadas.
• Choques elétricos ( existem três formas distintas de ocorrer o choque elétrico) 1. choque estático: acontece com o contato com equipamentos que possuem eletricidade estática, o choque dura enquanto permanecer o contato e a fonte de energia estiver ligada. 2. choque dinâmico: ocorre através do contato ou excessiva aproximação do fio fase de uma rede do circuito de alimentação elétrica a descoberto. 3. através do raio: quando acontece uma descarga atmosférica e esta entra em contato direto ou indireto com uma pessoa.
Os acidentes por choque elétrico ocorrem de três formas distintas:
1. pela ação direta da corrente elétrica no coração e órgãos respiratórios, podendo ocasionar a interrupção do funcionamento dos mesmos; 2. por queimaduras, como conseqüência da exposição ao