Eletrica
8
4 – LINHAS ELÉTRICAS 4.1 – Condutores elétricos. Os condutores elétricos constituem os principais componentes das linhas elétricas que conduzem eletricidade até as cargas elétricas. Define-se condutor elétrico como sendo o produto metálico, geralmente de forma cilíndrica, utilizado para transportar energia elétrica ou transmitir sinais elétricos. Basicamente podemos considerar três tipos de condutores elétricos: • fios – usados diretamente no transporte de eletricidade. Podem ser nus (sem isolação) ou com isolantes (PVC, XLPE, etc). • cabos – são os conjuntos de fios encordoados, isolados ou não entre si, podendo o conjunto ser isolado ou não. • barramento – condutor rígido, em forma de tubo ou de seção perfilada. São utilizados diretamente em equipamentos, tais como quadros de distribuição. A Figura 5 apresenta exemplos de fios e cabos. Figura 5: Exemplos de fios e cabos.
É importante definir também os conceitos de cabos unipolares e cabos multipolares. Cabos unipolares são cabos constituídos por um único condutor isolado e dotado de cobertura. Um cabo multipolar é constituído por dois ou mais condutores isolados e dotado de cobertura. Os condutores isolados constituintes dos cabos uni e multipolares são chamados de veias. Os cabos multipolares contendo 2, 3, 4, etc veias são chamados, respectivamente, de bipolares, tripolares, tetrapolares, etc. Nos cabos uni e multipolares, a cobertura age principalmente como proteção da isolação, impedindo seu contato direto com o ambiente. A Figura 6 mostra exemplos de cabos uni e multipolares.
Faculdades Integradas de São Paulo - FISP
Instalações Elétricas - Professor Luiz Henrique Alves Pazzini
9
Figura 6: Exemplo de cabos uni e multipolares.
Em termos de materiais, os mais usados são o alumínio e o cobre. Os condutores de alumínio são mais utilizados em linhas de distribuição e transmissão de energia elétrica. As instalações de baixa tensão são